O Catharinense Nossa Homenagem

Vitrine da Revistaria da Cidade onde se vê o painel em homenagem ao Jornal O Catharinense (D) e o rodateto com o texto (acima à E)

Inaugurada em 2007, a Revistaria da Cidade apresentava em sua vitrine principal um grande painel com o fac-símile do jornal O Catharinense e, em seu rodateto, a inscrição da instigante mensagem de Jerônimo Coelho, cujas palavras serviram de inspiração ao projeto da Revistaria e se traduziam como nossa homenagem a Jerônimo Coelho e à memória da Cidade. O painel fez sucesso e virou motivo de visitação por curiosos e alunos de jornalismo das universidades da região, muitos deles encaminhados por seus professores.  O Catharinense passou a ser a “marca” da Revistaria da Cidade estampando também nossas sacolas e material promocional.

 Mas, “nem tudo são flores”, diz a sabedoria popular. A propagação dos acontecimentos em tempo real propiciada pela internet e a reinvenção do conceito de “de porta em porta” pelas redes sociais vão, aos poucos, inviabilizando a existência das bancas de jornal e revistas como as conhecemos, a tal ponto que, hoje, esses pequenos negócios, em geral, familiares, vem gradativamente se transformando em verdadeiras lojas de conveniência onde se vende de tudo: pilhas, bala, salgadinho, cigarro, refrigerante, sorvete, presentes, bugigangas Made in China e até jornais e revistas.

 Os tempos, de novo, são outros. Decididamente as pessoas não querem mais pagar para obter informação. Essa compreensão me levou a cerrar as portas da Revistaria da Cidade em julho de 2010, mas o O Catharinense veio comigo. Uma reprodução em tamanho reduzido está emoldurada na parede do meu escritório como símbolo do meu sonho e do sonho de um homem visionário e de todos aqueles que, ao longo da história lutaram e continuam lutando para socializar a informação e propagar as luzes que disseminam as “trevas” do desconhecimento

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s