As Origens da Cidade

Os estágios que antecederam a cidade se esfumaram nas brumas do tempo sem deixar vestígios, mas apontam para algumas experiências de organização e convivência que, segundo os estudiosos, teriam passado pela Necrópole, pela Caverna e, por último, pela Aldeia, da qual se conserva uma estrutura social continuamente revelada às sucessivas gerações.

O que parece evidente é que a cidade nasceu da predisposição para a convivência que incentiva a fixação dos indivíduos num dado território, gera a construção do espírito de vizinhança, a noção de pertencimento associado a um lugar que, com o tempo, se transforma em solo ancestral e constrói um repertório de símbolos e mitos relacionados a essa representação.

Como estrutura a cidade se apresenta como um conjunto formado pelas casas, ruas e edifícios públicos, um complexo limitado e hierarquizado que negocia com as restrições do ambiente físico e produz uma concentração que tanto é a causa do seu flagelo quanto a da sua eficácia.  Tudo isso contribui para a sua originalidade.

* A partir desta data, publicarei alguns textos tendo A Cidade como tema. Minhas declarações apóiam-se na observação pessoal e na reflexão balizada pela leitura de quem entende do riscado; mas, é importante que eu diga, é melhor não ter nenhuma expectativa de encontrar isenção nesses textos (apesar de graduada em História), não sou isenta, sou cronista.

Ass: Norma Bruno

Anúncios
This entry was posted in Uncategorized and tagged by Norma Bruno. Bookmark the permalink.

About Norma Bruno

Vivo na Ilha de Santa Catarina desde que nasci. Sou de aquário, portanto já nasci aluada, mas contraditoriamente, não me dou bem com tecnologia e gosto mesmo é de coisa velha. Fiz muitas coisas, deixei para trás outras tantas, tenho muito por fazer. Coleciono cenas urbanas, rendas de bilro e revistas antigas. Escritora amadora em todos os sentidos, invento coisas, conto histórias. Livros publicados: - Prosa, quase Poesia - ou vice-verso - Tempo Editorial. 2015 - Cenas Urbanas e Outras Nem Tanto. Bernúncia Editora. 2012 - A Minha Aldeia Editora Papa-Livros. 2004. - Leia Crônicas da Desterro no site www.carosouvintes.org.br

3 thoughts on “As Origens da Cidade

  1. Querida Norma,
    Fico feliz em saber que poderei me deliciar lendo os teus textos cheios de significados tão importantes para nós, habitantes desta maravilhosa ilha do Atlântico-Sul.
    Abraços
    Gilberto

  2. Sou e serei um leitor sedento das informações que postares.
    Este é um grande serviço ao “povo sem memória”.
    O chavão “conhecer para amar” é verdadeiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s