Pois Dito e Feito!

(baseado em fatos reais)

Pariu a primeira filha aos doze anos.  O segundo, um varão, aos quatorze. O terceiro dos quinze para dezesseis. O quarto aos dezessete e meio. O quinto aos dezoito e poucos. Do primeiro até o décimo quinto, e só parou aí por conta da viuvez, o intervalo exato entre uma prenhez e outra.

Parte das crianças morreu ainda na primeira infância. Os que lograram atingir a segunda foram morrendo aos poucos. Um de maleita, outro de esporão de bagre, um de raio, outro afogado, mais outro afogado, um de convulsão, outro de congestão, um na farra do boi, outro de picada de cobra, um de tosse comprida, o mais mocinho de tormenta. O coitadinho obrou até morrer.

Do terceiro em diante, ela parou de chorar. Apenas banhava a criança com água morna, último cuidado, enrolava-a numa mantilha, colocava-a no caixote tosco feito pelo marido, fazia o sinal da cruz na testa do anjo e procedia ao enterro.

Contrariando o presságio, sobrou a primogênita que só morreu aos 86 anos.  Ela, apesar da idade, fez questão de comparecer ao velório da filha. Amparada por duas vizinhas, aproximou-se do caixão, fez o sinal da cruz na testa da defunta e disse, sem lágrimas:

_Tadinha. Tão fraquinha! Eu disse que ela não ia vingá!

 

Anúncios
This entry was posted in Uncategorized and tagged , , by Norma Bruno. Bookmark the permalink.

About Norma Bruno

Vivo na Ilha de Santa Catarina desde que nasci. Sou de aquário, portanto já nasci aluada, mas contraditoriamente, não me dou bem com tecnologia e gosto mesmo é de coisa velha. Fiz muitas coisas, deixei para trás outras tantas, tenho muito por fazer. Coleciono cenas urbanas, rendas de bilro e revistas antigas. Escritora amadora em todos os sentidos, invento coisas, conto histórias. Livros publicados: - Prosa, quase Poesia - ou vice-verso - Tempo Editorial. 2015 - Cenas Urbanas e Outras Nem Tanto. Bernúncia Editora. 2012 - A Minha Aldeia Editora Papa-Livros. 2004. - Leia Crônicas da Desterro no site www.carosouvintes.org.br

One thought on “Pois Dito e Feito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s