Santos

Marciano Vasques

Santos estendia-se além da casa da Arlete e das reclamações do tio Germano por causa do olho de peixe que maltratava o seu pé. Espichava-se além das docas e das conversas dos motorneiros aos entardeceres. Santos poderia ter sido vista nos olhos de bolinhas de gude de Rosema Branca, assustada numa tarde que se perdeu faz tempo.

Talvez permanecesse para sempre nas ondas do mormaço na estação onde um homem e um menino franzino aguardavam a chegada da locomotiva.

Santos é mais do que a memória que ficou nas chuvosas manhãs de nódoas avistadas da vidraça de uma janela. A vida é um conto ligeiro a tal ponto que não se percebe que as últimas palavras estão revestidas por uma secura que bem lembra menino que desaprendeu ouvir e cresceu longe dos capinzais santistas.

Santos é uma pergunta incômoda por tanta poesia que tem em si.  Para onde terá ido aquela gente de histórias de bilhar, de fumaça ao longe, de poeiras, de vendavais e de serra azulando num entardecer de lampião? Pessoas que miravam-se no verde limo que escorria das pedras imensas, que se esfomeavam de carnavais: vidas que não saberiam como partir.  Quando exatamente o inexorável terá fincado a sua presença?

Mulheres enlouquecidas de amores, mágoas fecundas escorrendo feito riachos, homens como o tio Didi, na acrobacia de uma navalha no centro da praça do Saboó, ali, onde beira o cemitério da Filosofia.

Seria bom se todos pudessem conhecer uma cidade assim, ou que pelo menos um menino que seja viesse a se encantar na travessia da Ferry Boat.

 

Marciano Vasques é filósofo e escritor, editor do blog Casa Azul da Literatura e da revista online Palavra Fiandeira. Publicou 27 livros, dos quais 22 de literatura infantil. É pós-graduado em Literatura Infanto  Juvenil. Mora em São Paulo onde também atua como Professor Orientador de Sala de Leitura.

Para conhecer Marciano Vasques:

http://casaazuldaliteratura.blogspot.com

http://cianomar.blogspot.com/

                                                                                  

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s