Franklin Cascaes

“Boneco” de Franklin Cascaes em tamanho natural. Obra da ceramista Osmarina e Paulo Villalva para o Presépio Natural da Família Villalva no Natal de 2011. Cascaes foi  representado como um dos Reis Magos. Ao seu lado, um pescador, o segundo Mago. Canoa e  rede são suas singelas oferendas.

Admirado e respeitado pelo povo, Cascaes se ressentia da falta de apoio oficial, fazia tudo às suas próprias “expensas”, para usar uma expressão própria dele, vivia às turras com os políticos e autoridades acusando-os  de descuido com o patrimônio cultural e natural da Ilha num tempo em que não se falava em preservação; ao contrário, como hoje, a necessidade de “progresso” era a justificativa para a sua destruição.

Levava uma vida simples, vivia do salário de professor aposentado, vestia-se modestamente, morava de aluguel. Nunca foi seduzido pelas significativas somas que lhe ofereceram diversos compradores, inclusive estrangeiros, interessados em sua obra. Nunca vendeu uma peça sequer, mas fez inúmeras doações a instituições no Estado e teve o desprazer de ver suas obras serem vendidas pelos titulares dessas instituições. Guardava disso uma grande mágoa.

Anúncios

Um comentário sobre “Franklin Cascaes

  1. Fatima Barreto Michels

    Franklin Cascaes produziu sua literatura com uma linguística singularmente elaborada e fiel baseando-se nas histórias que ouviu contar pelo interior da ilha. O que era oralidade virou texto através do seu talento. Assim como Guimarães Rosa (que inventou linguagens no seu fabuloso Grande Sertão), o nosso Cascaes deixou obras como “O fantástico na ilha de Santa Catarina.” Assim como Salvador Dalí criou figuras surreais também há surrealismo nas imagens criadas por Franklin Cascaes. Este artista catarinense era dotado de genialidade, com certeza. Norma: vida de artista sempre tem o lado dolorido e não foi diferente com o seu homenageado de hoje. Parabéns a voce e aos ceramistas!
    Ma Fatima Barreto Michels/LAGUNA/SC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s