A Rainha do Lar

*baseado em fatos reais

Finalmente ela se convenceu de que a moça não viria mais. Para ela, o pior de ficar sem empregada não era fazer todo o serviço; era agüentar as reclamações: – Coooomo, não tem cueca limpa?! Eu tô usando a mesma cueca há três dias!  – O feijão tá mal cozido.  – Na casa da minha mãe isso nunca aconteceu, e olha que ela tinha seis filhos pra criar!

 Aquilo foi a gota d’água! Ela podia suportar tudo, mas comparação com a mamãezinha aí já era demais.  – Olha aqui, meu bem. Cada um tem suas prendas. O feijão da tua mãe pode ser melhor do que o meu, mas eu te dou umas coisinhas que ela nunca te deu! Então, não incomoda!

Estava assim, explodindo por qualquer coisa quando alguém disse que conhecia uma moça que estava precisando de emprego. Ao telefone, a moça não demonstrou muito entusiasmo. Ressabiada, mas decidida a não deixar passar aquele cavalo encilhado, ela fez poucas perguntas cuidando para não espantar a candidata. Bastava que a moça tivesse experiência. A moça disse:  – Experiência eu tenho. Só não sei passá rôpa e não posso lidá com Omo nem com detergente porque me dá unhero. Não posso barrê a casa e nem tirá pó. No chão eu só passo pano molhado. E também não mexo nem com alho nem cebola porque me dá “bolde espirro”. E, se a gente se acertá, na outra semana eu preciso de cinco dias de folga porque eu vou viajar pra ver a minha mãe.

Tá. Tu começas pelas férias, não varres, não lavas, não passas e não cozinhas. Tu fazes o quê, minha filha?

– Eu faço o resto!  A moça respondeu aparentando surpresa.

– O resto pode deixar que eu mesma faço! E bateu o telefone na cara da  encostada.

Um mês depois alguém ligou dizendo que a vizinha da prima ou a prima da vizinha, ela não entendeu muito bem, estava à procura de emprego. A pessoa ficou de encaminhar a moça já no dia seguinte.  As oito em ponto, a campainha tocou. Ela pensou: – Essa é das boas! A moça era muito alta, tinha olhos muito verdes e o cabelo muito loiro, natural, coisa rara hoje em dia. Antes que a patroa pudesse abrir a boca, foi a moça que começou a entrevista. Num átimo, ela, de patroa, passou a candidata a patroa.

  – Tem criança na casa? 

– Tem. Eu tenho três filhos e um cachorro. Disse ela entrando no jogo.

Eu vou logo avisando: eu não cuido de criança e nem de cachorro.

– Dos meus filhos cuido eu e do cachorro cuidam as crianças.
– Tem máquina de lavar roupa?
– Tem. De lavar roupa e de lavar louça, secadora e aspirador de pó, espanador, vassoura, enceradeira e rodinho.
– Eu chego as oito e saio às quatro; não venho no sábado e só trabalho se for pelo salário com todos os direitos. Tudo bem?
– Tudo bem. Mas eu não vou querer os teus serviços não, querida.
– Mas a senhora não tá precisando?
– Tá eu tô. Mas aqui em casa só tem vaga para empregada doméstica, minha filha. A vaga de Rainha do Lar já foi preenchida!

Dito isso fechou a porta e foi tratar da vida que o filho caçula já estava gritando: – Manhêêêê, termineeeei. Vem me limpáááá…

E a gente ainda acha a vida monótona, às vezes.

(por essa luz que me alumia!)


 

This entry was posted in Uncategorized and tagged , , by Norma Bruno. Bookmark the permalink.

About Norma Bruno

Vivo na Ilha de Santa Catarina desde que nasci. Sou de aquário, portanto já nasci aluada, mas contraditoriamente, não me dou bem com tecnologia e gosto mesmo é de coisa velha. Fiz muitas coisas, deixei para trás outras tantas, tenho muito por fazer. Coleciono cenas urbanas, rendas de bilro e revistas antigas. Escritora amadora em todos os sentidos, invento coisas, conto histórias. Livros publicados: - Prosa, quase Poesia - ou vice-verso - Tempo Editorial. 2015 - Cenas Urbanas e Outras Nem Tanto. Bernúncia Editora. 2012 - A Minha Aldeia Editora Papa-Livros. 2004. - Leia Crônicas da Desterro no site www.carosouvintes.org.br

Deixe um comentário

