Cidade – Lugar da Memória

Cláudio Brandão 

Enquanto uma mente mais geográfica divide a cidade em espaços bem definidos, para mim a cidade, especificamente Florianópolis, é definida pelos sentidos.

Como fotógrafo há mais de 30 anos noto que, ao olhar fotografias da cidade, o que me vem à mente são as sensações. O ruído da Fábrica de Rendas Hoepeck, o cheiro de peixe do Mercado onde a molecada vendia jornal velho pra torrar o dinheiro em bala queimada e azedinha compradas em alguma venda, enquanto a gente ia vadiando. Mais do que isso, a lembrança de algumas árvores e seu perfume da estação vai permeando minha memória.

Passado tanto tempo, me impressiona como estas marcas não se apagam. Sinto falta do centro da cidade, preciso pelo menos uma vez por semana passear no centro ou ir “lá embaixo” como os moradores dos bairros diziam antigamente. O centro parece ser o único lugar onde ainda se encontram os florianopolitanos, as figuras folclóricas que ainda continuam a bater ponto no Senadinho, embora esta referência nem exista mais. Ali o tempo tem outro ritmo.

É uma pena que tenhamos adotado o modelo americano em que se abandona o centro como lugar de convivência para morar em bairros onde o carro passa ter um papel fundamental, pois os novos bairros estão longe dos serviços e lazer, no melhor estilo dos “spraws”. Mas ainda existe esperança de um novo modelo que preconiza as cidades caminháveis ou seja que permitem morar, trabalhar e fazer compras a pé.Como funcionava na minha infância nos anos 60 em Florianópolis.

* Cláudio Brandão é fotógrafo e professor universitário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s