O Preço do Ingresso

(uma crônica de Natal)

Saí do consultório da dentista dando graças a Deus de conseguir um encaixe na agenda a duas semanas do recesso de fim do ano. Emergência é emergência, disse ela diante da minha reação. O prédio fica no cruzamento da Bocaiúva com a Alves de Brito. O sinal fechou pra mim exatamente quando pisei na faixa. Ainda bem, pois se não fosse por isso eu teria perdido uma preciosa experiência.

Em frente, vi um menino atravessando a rua, sozinho. Fiquei preocupada. Parou no meio da faixa de pedestres – ai, ai, ai -, e se postou em frente aos carros no sinaleiro, de costas para mim. Ai meu Deus! Vai ser atropelado, pensei, procurando alguém do outro lado da rua que pudesse alertá-lo do perigo.

Pela estatura, devia ter uns seis, sete anos. Os carros passando em velocidade na Bocaiúva, entre nós dois. Mexeu nos bolsos e algo mágico aconteceu. Laranjas surgiram no ar, subindo e descendo num movimento colorido e ritmado. Da preocupação passei ao sorriso enternecido. Um pequeno malabarista! Tão pequeno que ficava encoberto pelos carros, o que, de longe, criava a ilusão de que as laranjas circulavam no ar por conta própria. O show durou um breve instante.

Ele interrompeu a apresentação, curvou o corpo em agradecimento e andou entre os carros com a mãozinha estendida. Ninguém se dignou a abrir o vidro do carro. Apressado, deu as costas ao público indiferente. O sinaleiro da Alves de Brito abriria em segundos, isso significava que o outro acabara de fechar.  Atravessei a rua enquanto ele se postava em frente aos carros na Bocaiúva e me instalei na calçada para ver, de novo, sua performance. Aí sim eu pude apreciar o espetáculo. Bom o guri! Fiquei arrepiada. Um verdadeiro virtuose dos malabares.

Procurei na bolsa algum trocado. Contei as moedas – R$1,50 -, mas as guardei imediatamente. Não era justo. O show valia mais. Muito mais. Peguei R$10,00 da carteira. Dobrei a cédula escondendo-a dentro da mão e esperei que ele terminasse a performance. Não demorou muito para que interrompesse a apresentação, curvasse o corpo em agradecimento e caminhasse entre os carros com a mãozinha estendida. Uma mulher, na segunda fila, abriu o vidro e estendeu-lhe uma moeda e um sorriso. A única.

Caminhando pela calçada, ele dirigia-se ao sinaleiro da Alves de Brito para mais um show – o sinal abriria em segundos. Vi que era mais velho, teria provavelmente nove ou dez anos, o equívoco motivado pela baixa estatura – mas era pequeno! -, moreninho, não, pardo, olhos pretos, cabelo crespo, loiro alaranjado, de farmácia, escondido sob um boné bege escuro, a aba virada para trás, cara de marrento, tipinho atarracado, fortinho. Malabarista-mirim. Quem diria? E eu achando que ele não sabia se virar.

Vinha rápido, contrariado (talvez o butim fosse melhor se as pessoas pudessem enxergá-lo de dentro dos carros). Estacou ao dar comigo, sorrindo para ele. À minha pergunta respondeu Thiago, entre sério e enérgico (o teagá por minha conta). Tu és muito booom, cara! Eu disse. Ele arregalou os olhos como quem diz, a senhora acha? Sério! Nunca vi ninguém tão bom! Ele arregalou os olhos, mais ainda. Ó, pelo show! Falei, estendendo o dinheiro dobrado. Muito bom! Muito bom! Enfatizei. Ele pegou o dinheiro e o guardou no bolsão na barra da bermuda. É o primeiro dia que eu ganho… Ele disse, com os olhos sorrindo, brilhando. Creio que quis dizer que era a primeira vez que ganhava “tanto” dinheiro. O teu show vale muito mais! O menino inflou o peito, cresceu na minha frente. Eu disse, só não esquece de estudar hem? Pode deixar! Se tivesse juízo, teria recomendado: quando crescer faz um concurso pro Banco do Brasil meu filho!, que arte não dá camisa pra ninguém. Mas não sou a pessoa mais indicada para dar esse tipo de conselho a ninguém.

Desejei Feliz Natal e saí pela rua, enxugando as lágrimas. Ao chegar à esquina com a Beira Mar olhei para trás. Em meio aos carros parados no sinaleiro,  laranjas zuniavam, subindo e descendo, desenhando círculos no ar, como se tivessem vida própria.

Arte e emoção no sinaleiro. Ingresso a R$10,00. Barato pra caramba!

Com meus votos de Feliz Natal!

Malabares. Grafitti em tela de Thiago Furtado, Valdi-valdi. Inspirado na crônica O Preço do Ingresso publicada no meu livro Cenas Urbanas e Outras Nem Tanto.  .A tela fez parte da Exposição temática na noite de  lançamento do livro.

Malabares. Grafitti em tela de Thiago Furtado, o Valdi-valdi. Inspirado na crônica O Preço do Ingresso publicada no meu livro Cenas Urbanas e Outras Nem Tanto. A tela fez parte da exposição temática na noite de lançamento do livro.

This entry was posted in Uncategorized and tagged , , , by Norma Bruno. Bookmark the permalink.

About Norma Bruno

Vivo na Ilha de Santa Catarina desde que nasci. Sou de aquário, portanto já nasci aluada, mas contraditoriamente, não me dou bem com tecnologia e gosto mesmo é de coisa velha. Fiz muitas coisas, deixei para trás outras tantas, tenho muito por fazer. Coleciono cenas urbanas, rendas de bilro e revistas antigas. Escritora amadora em todos os sentidos, invento coisas, conto histórias. Livros publicados: - Prosa, quase Poesia - ou vice-verso - Tempo Editorial. 2015 - Cenas Urbanas e Outras Nem Tanto. Bernúncia Editora. 2012 - A Minha Aldeia Editora Papa-Livros. 2004. - Leia Crônicas da Desterro no site www.carosouvintes.org.br

2 thoughts on “O Preço do Ingresso

    • Foi emocionante vivenciar aquele momento. A tela é belíssima. O Thiago (Valdi) soube retratar com sensibilidade a história do Thiaguinho! Que tenhas um Ano Bom!

Deixe um comentário

