Me Alugo para Sonhar

Gabriel García Márquez

1927 – 2014

Os alegres voluntários cubanos, com a ajuda dos bombeiros, recolheram os destroços em menos de seis horas, trancaram a porta que dava para o mar e habilitaram outra, e tudo tornou a ficar em ordem.

Pela manhã, ninguém ainda havia cuidado do automóvel pregado no muro, pois pensava-se que era um dos estacionados na calçada. Mas quando o reboque  tirou-o da parede descobriram o cadáver de uma mulher preso no assento do motorista pelo cinto de segurança.   O golpe foi tão brutal que não sobrou nenhum osso inteiro. Tinha o rosto desfigurado, os sapatos descosturados e a roupa em farrapos, e um anel de ouro em forma de serpente com os olhos de esmeralda.

A polícia afirmou que era a governanta dos novos embaixadores de Portugal.

(…)

Eu a havia conhecido 34 anos antes em Viena, comendo salsichas com batatas cozidas e bebendo cerveja de barril numa taberna de estudantes latinos.

(…)

Achei  que era a única austríaca ao longo daquela mesona de madeira, pelo castelhano primário que falava sem respirar com sotaque de bazar de quinquilharia. Mas não, havia nascido na Colômbia e tinha ido para a ´Austria entre as duas guerras, quase menina, estudar música e canto.

(…)

Eu não teria conseguido imaginado um ambiente mais adequado para aquela compatriota fugitiva… Nunca disse o seu verdadeiro nome, pois sempre a conhecemos com o trava-língua germânico que os estudantes latinos de Viena inventaram para ela: Frau Frida. Eu tinha acabado de ser apresentado a ela quando cometi a impertinência feliz de perguntar como havia feito para implantar-se de tal modo naquele mundo tão distante e diferente de seus penhascos de ventos do Quindío, e ela me respondeu:

– Eu me alugo para sonhar.

oOo

Das minhas!

Deixe um comentário

