O Lado Avesso

Quem borda sabe. Existe uma pressão entre as boas bordadeiras para que o avesso do bordado seja limpo, sem apresentar aquele trajeto errático que denuncia o “vai-e-vem” da linha e sem “nós” aparentes. “Bordado bem feito é aquele em que não se sabe qual é o direito e qual é o avesso“, elas ensinam. Antigas bordadeiras olham primeiro o avesso ao apreciar um bordado.

No Bordado Livre – temática, desenho, cores e texturas -, o lado avesso, como o direito, diz respeito à bordadeira, é algo íntimo, registra o processo, os “caminhos” que ela percorreu para chegar ao resultado.

O avesso de um bordado ilustra a capa do livro Arpilleras da Resistência Política Chilena. O Ofício da Agulha revela que as Arpilleristas usavam o avesso do bordado “para escrever os nomes dos desaparecidos” durante a Ditadura em seu país. É lindo, é emocionante, é amoroso, mas é, sobretudo, inteligente e estratégico. Esses bordados denunciavam a tortura imposta aos dissidentes chilenos, circulando pelo país e no exterior para onde eram levados os bordados. Também é extremamente simbólico: o lado direito do bordado pode ser lindo, mas a verdade está no lado avesso.

Foto: Capa do livro: Arpilleras da Resistência Política Chilena

Arpilleras

Anúncios

2 comentários sobre “O Lado Avesso

    1. Ouvi isso muitas vezes quando era criança e mais tarde também, Adriana. Minha alegria acabava quando a pessoa virava o tecido. Não sabia que nome dar à aquela sensação, mas me sentia invadida. O pior é que tive excelentes bordadeiras na minha família. A comparação era inevitável. Resultado? Abandonei o bordado como a tantas outras coisas em minha vida. Voltei a bordar em 2013 e resolvi fazê-lo com absoluta liberdade e de maneira totalmente intuitiva, como quase tudo o que faço. Bordando, descobri que sabia bordar. Descobri também que a linha mostra o caminho que quer percorrer e que o lado avesso conta parte da história. Obrigada pela visita. Abraço forte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s