O Tamanho da Fome

Foto: Joaquim Araujo. Varal da Trajano

Foto: Joaquim Araujo. Varal da Trajano

Mal atravessei a rua ele me abordou: – Paga um lanche pra mim, tia? Tô com fome! Tem uma lanchonete ali, ó!  Girei sobre os calcanhares enquanto ele contava o resto do enredo: – Se a senhora puder me ajudar com algum trocado pra comprar a passagem pra Imbituba… Eu sou de lá. Acabei de sair da Penitenciária. Cumpri oito anos… Eu pago o teu lanche, respondi. Na entrada da lanchonete o proprietário me lançou um olhar preocupado: – Pode escolher o lanche que tu quiseres, eu disse enquanto olhava para o homem como a dizer “está tudo bem”. Ele relaxou e passou a dar atenção ao jovem. Eu sugeri: – Queres um sanduíche? (mais nutritivo, maior, dá mais sustança, pensei). Ele: – Prefiro este aqui, apontando um empanadoe um refri. – Não preferes um suco? É mais saudável. Ó, eu me metendo! Ele disse: – Pode ser. De laranja. O atendente: – Vai comer aqui ou quer que embrulhe? – Já vou comendo, ele respondeu. Agradeceu e sumiu.  

Saí apreciando as vitrines coloridas da Vidal. Meu destino: o Varal da Trajano, a exposição fotográfica que destaca o trabalho dos nossos melhores profissionais sempre no último sábado de cada mês. Naquele dia o destaque era o trabalho do fotógrafo Joaquim Araújo, um apaixonado pela cidade e suas gentes. Como eu.

Quando cheguei o artista conversava com algumas pessoas. Ao redor, homens barulhentos portando máquinas fotográficas pareciam um bando de meninos com seus brinquedos no dia seguinte ao Natal, tal o entusiasmo. Aquilo merecia um registro.

Lindo o trabalho do Joaquim Araújo e que projeto maravilhoso o Varal da Trajano! Excelente ideia essa de reocupar os espaços centrais da Cidade através da Arte.

O Joaquim e eu nos avistamos de longe e caminhamos de braços abertos um em direção ao outro. Um abraço de alegria em dose dupla pelo sucesso da exposição e porque – até que enfim! -, nos encontramos pessoalmente. Bendito seja o Facebook!

Estávamos ali, animados, comentando a exposição e viajando nas fotos quando alguém bateu em meu ombro: – Paga um lanche pra mim, tia? Tô com fome!  Era ele. Eu protestei: – Eu acabei de pagar um lanche pra ti. Muito educadamente ele disse: – Só que não matou a minha fome!

Foi como um soco no peito. – Desculpa. Tens razão. Quem sou eu pra determinar o tamanho da tua fome?  O dinheiro que eu tenho aqui eu vou precisar – olhei em volta – pede pra aqueles moços ali e indiquei o bando de meninos com seus brinquedos.

Aprendi uma preciosa lição: Cada um sabe o tamanho da sua fome.

Obrigada, Luciano.

This entry was posted in Uncategorized and tagged , , , by Norma Bruno. Bookmark the permalink.

About Norma Bruno

Vivo na Ilha de Santa Catarina desde que nasci. Sou de aquário, portanto já nasci aluada, mas contraditoriamente, não me dou bem com tecnologia e gosto mesmo é de coisa velha. Fiz muitas coisas, deixei para trás outras tantas, tenho muito por fazer. Coleciono cenas urbanas, rendas de bilro e revistas antigas. Escritora amadora em todos os sentidos, invento coisas, conto histórias. Livros publicados: - Prosa, quase Poesia - ou vice-verso - Tempo Editorial. 2015 - Cenas Urbanas e Outras Nem Tanto. Bernúncia Editora. 2012 - A Minha Aldeia Editora Papa-Livros. 2004. - Leia Crônicas da Desterro no site www.carosouvintes.org.br

2 thoughts on “O Tamanho da Fome

  1. “Cada um sabe o tamanho da sua fome” Verdade. E a fome é o que nos move. Fome de alimento, de saber, de conhecer, de fazer..fome de tudo. Gostei muito do texto e da frase final. Bjs

    • “Fome de alimento, de saber, de conhecer, de fazer”… Tens razão, Albertina. Eu acrescentaria: fome de Poesia, fome de afeto, fome de justiça, fome de Beleza: a lista é interminável. É “fome de tudo”. Obrigada pela visita. Abraço fraterno.

Deixe um comentário

